BC Gráfica adota tecnologia Metrics
 
09/01/2009
 
Objetivo da empresa é a otimização de orçamentos e controle da produção
A BC Gráfica, empresa localizada na capital paulista com mais de 30 anos e que atua nos segmentos comercial e promocional, com serviços de impressão e acabamento, divulgou recentemente que está em andamento com o processo de automação de seu ambiente de negócios. A empresa informou também que já conseguiu obter melhorias sensíveis em atividades relacionadas ao atendimento a clientes e ao controle da produção, com reflexos na redução de custos e na competitividade.

No projeto de automação, a BC Gráfica optou pela implantação modular dos sistemas da Metrics, empresa especializada em soluções de gestão para a indústria gráfica e de embalagens. O projeto de automação gradativa dos processos industriais e de negócios na BC Gráfica teve início em 2006. Por esta época, a equipe da Metrics passou a interagir com a direção da empresa na escolha de soluções adequadas às necessidades mais críticas do negócio. Desde então, segundo a BC Gráfica, já foram resolvidos alguns dos maiores gargalos na produção e no relacionamento da indústria gráfica com os clientes.

Conforme informado pela gráfica, dentre os benefícios obtidos, está a elaboração de orçamentos de forma ágil e precisa, um ponto que é apontado pela empresa como grande diferencial estratégico, tanto para otimizar a captação de serviços quanto para alinhar as vendas com a linha de produção e as demais áreas da empresa.

Para obter estes resultados de eficiência, a BC Gráfica implementou, em seu processo, o módulo de Planejamento e Controle da Produção que resulta em uma forma rápida e ágil de programar suas atividades de forma automática e integrada com o módulo de orçamento e de estoque. “Até então, as atividades de planejamento e controle eram manuais, e não havia grande integração entre as partes. Com isto, os planejamentos exigiam o cruzamento de diversas planilhas eletrônicas, o que demandava grande trabalho para evitar a ocorrência de falha humana”, explica o sócio diretor da BC Gráfica, Marco Antônio Gonçalves.
Ao implantar o PCP, a BC Gráfica fez uma completa revisão dos processos e padronizou cada passo da produção, eliminando os controles e apontamentos manuais que geravam inconsistências e exigiam constantes revisões cada vez que se alterava uma das variáveis. “A partir daí, todos os parâmetros de materiais, máquinas e recursos humanos foram contemplados e organizados. Hoje, eles formam uma única base de dados, tanto para o cálculo dos orçamentos como para o planejamento e controle da produção. Antes de partir para a adoção do software de gestão integrada, tínhamos a falsa impressão de que este tipo de tecnologia só é acessível aos grandes players do mercado. Agora, depois de dois anos de contato com a Metrics, percebemos que a automação de processos não só é acessível, como é também pré-condição para a competitividade de empresas como a nossa, em um setor que vai ficando cada vez mais disputado”, afirma o diretor.

Revista Publish www.professionalpublish.com.br/?id=77,1,view,2,10978,sid&PHPSESSID=4f2d9e3d04ef849e5035b43ee
 
<<< Voltar